Translate

segunda-feira, 11 de março de 2019

Como Descobrimos que O Universo Está em Expansão?

O universo não é infinito e menos ainda estatístico, na verdade ele está em expansão, provavelmente agora seu cérebro estourou e você deve estar se perguntando: “como assim em expansão?”, mas não se preocupe, pois eu esclarecerei suas dúvidas neste
post.


Luz e Cores
Antes de entender como foi descoberto a expansão do universo, precisamos entender algumas coisa. Em 1672 Newton utiliza um prisma para decompor a luz do Sol, quando a luz branca passou pelo prisma ela foi  decomposta em um arco-íris de 7 cores, estas cores são vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta e a luz é uma onda e como toda onda possui frequência e comprimento que são inversamente proporcional, caso tenha muita frequência seu comprimento menor e se tiver comprimento maior terá menas frequência e as cores da luz são definidas por esse comprimento e frequência como pode ver na lista abaixo:


Cor:          Comprimento / Frequência
vermelho: 625-740 nm  / 480-405 THz
laranja:     590-625 nm / 510-480 THz
amarelo:   565-590 nm / 530-510 THz
verde:       500-565 nm / 600-530 THz
Azul:         485-500 nm / 620-600 THz
Anil:          440-485 nm / 680-620 THz
violeta :     380-440 nm / 790-680 THz


Efeito Doppler


É outro coisa que é importante antes de começar é entender o efeito. Já deve ter escutado alguma vez uma sirene de uma ambulância em movimento ou o som característico de um carro de Fórmula 1, neste dois exemplos você pode escutar um som agudo para um som grave, esse fenômeno é chamado de efeito doppler, quando um objeto
está em movimento as onda sonoras são afetadas, o que ocorre é que as ondas na frente ambulância tem comprimento de onda encolhido fazendo o som ficar agudo e as ondas atrás tem o comprimento aumentado fazendo o som ficar agudo e por isso acontece a mudança do som.


Efeito doppler em ação

Descoberta  da Expansão


Em 1929 Hubble publica um artigo sobre expansão universo e o desvio da cor da luz para o vermelho . Hubble observou que astros com determinados elementos tinham cores diferentes do esperado, exemplo a luz que era pra ser vista amarelo era visto laranja, ele percebe então  que a algo afetava a luz, no caso a expansão do universo. quando o universo se expande o comprimento de onda da luz aumenta (esse e o efeito doppler da luz) e com aumento do comprimento causado um desvio pro vermelho, conhecido também como “Redshift” e quanto maior é distância mais desvio a luz terá, se por acaso o universo estivesse encolhendo veríamos um desvio para o violeta, pois o comprimento diminuiria não aumentaria.
Uma ideia errada que tem sobre a expansão e que às galáxias que estão se afastando, mas na verdade e o espaço que está aumentando (o espaço e como um tecido nylon flexível), já que as galáxias não se movem e sim distância entre eles que aumenta, porém sistemas solares e galáxias são afetadas pela expansão somente a distância das galáxias, isso acontece por que o sistema solares e galáxias são afetadas pela força gravitacional.


Gigantesco e misterioso espaço que causa contemplação e não à toa que tem tantos cientistas tentando compreendê-lo, pois além de entendê-lo podemos compreender de onde surgiu planetas, estrelas e nós mesmo.


Fonte


Efeito doppler






Expansão










Playlist Recomendada


Optica




Ondulatória



0 comentários:

Postar um comentário