Translate

sexta-feira, 1 de março de 2019

Lépton, Hádron e Outras Coisas


Não era tão fácil descobrir partículas, mas com criação de aceleradores de partículas potentes (como o LHC) a descoberta ficou mais fácil e diversas partículas foram descobertas, tantas que foram necessário criar classificações.


Se tiver curiosidade do que um acelerador de partícula e um equipamento que acelera partículas em altas velocidades para que possa quebrá-las, no caso do LHC ele choca hádrons.

Lépton

São partículas leves como: elétrons e neutrinos, existe também léptons conhecidos como os múons entre outras.

Hádron
Esses são partículas mais pesadas como: prótons, nêutrons, esse composto de partícula menos os quark (que tem um post no blog) e por este motivo hádrons não podem ser chamadas de partículas elementares, já que só podem ser chamadas assim partículas as que não são compostas de partícula  menores ou partículas mais elementares (agora você sabe o que o Large Hadron Collider colide).

Bárion

Este é uma classificação de hádrons, bárion são hádron com três quark, como nêutrons e prótons.

Méson
Outra classificação de hádrons, diferentes de bárion que tem três quark, este possui um quark e um antiquark como Píon e káon.

Férmion

São partículas que possuem massa como: próton, nêutron, elétron, neutrinos e píon entre outros, além de massa outra característica deles e que possuem spin fracionário (½), isso indica que obedecem a Princípio da Exclusão de Pauli, explicando de maneira simples: essa partícula não ficam no mesmo lugar, exemplo os elétrons que ficam em camadas.

Bóson
E como última classificação temos os bósons que são partículas que levam energia como: fótons que levam o eletromagnetismo, os bósons w e z que transmite a força nuclear fraca, os glútens que eu apresentei no post sobre quark, responsável por levar a força forte e o grávitons que são bósons que transmitiriam a gravidade é diferente dos férmion têm spin inteiro (1) ou seja não obedece a Princípio da Exclusão de Pauli, podendo ficar junto como por exemplo: o LASER. que é um feixe de fótons juntos.

Na química e botânica os nomes são dados por alguma característica, só que na física quântica não tem isso, pois ninguém esperava que existiria tantas partículas, mas ciência é assim sempre nos surpreendemos e descobrimos algo novo.

0 comentários:

Postar um comentário