O ultravioleta e o infravermelho estão presente em nosso dia a dia, sendo liberado pelo Sol e também aprendemos como utilizá-las como, o infravermelho que utilizada em aparelhos eletrônicos e a ultravioleta, que é usado em lâmpadas negras (UV) para deixar as coisas florescente ou usada em máquinas de bronzeamento artificial (não recomendo tem 70% de câncer de pele).
Infravermelho (IV.)
Descoberto por William Herschel em 1800, dispersar a luz com um prisma e mede a temperatura das cores com um termômetro de mercúrio, fazendo suas medições percebeu que abaixo do vermelho possui uma temperatura maior, esse que seria o infravermelho, seu nome vem justamente do fato de está abaixo do vermelho. O infravermelho está relacionado com temperatura, quando colocamos a mão perto do fogo mesmo sem tocá podemos sentir que está “quente”, isso porque o que sentimos e o infravermelho, o Sol também emite-lo através de irradiação (a grande diferença é que diferente de condução e convecção, a irradiação se propaga no vácuo) e seres vivos e o visor térmico pode “ver” essa radiação, mas não confunda não podemos ver radiação, pois está abaixo do espectro visível, outras utilidades além de ver no escuro é em controles remotos que são capazes de detectar o infravermelho e exercer sua função.
Visão infravermelho.
Infravermelho possui um comprimento de onda de 700 nm e 50 000 nm e sua frequência e de 10^11 Hz 10^15 Hz, sua frequência e abaixo do espectro visível é claramente não é uma onda ionizante sem risco de câncer.
Efeito Estufa
Efeito estufa é um assunto bem interessante para falar já que estamos falando de infravermelho, conhecido como a capacidade NATURAL do planeta reter infravermelho (seu nome e uma referência uma estufa de planta, que tem o objetivo de manter a temperatura dentro quente e agradável). Os gases que tem a capacidade de reter “calor”, são conhecidos como gases estufas como: Co2, metano, dióxido de nitrógeno e vapor embora não seja um gás. Com ação humana e o aumento da produção de gases, a capacidade de reter infravermelho aumenta, causando o aquecimento global e o derretimento de geleiras.
Responsável pela produção de Co2: queimadas, queima de combustíveis como termoelétrico e automóveis, fábricas, forno de pizza e vulcões.
Responsável pela produção de Metano: Decomposição de matéria (orgânico como a decomposição de lixo) e peido de vaca (sim é sério).
Responsável pela produção de Dióxido de Nitrogênio: produção de alguns materiais em fábricas.
Responsável pela produção de Vapor: evaporação de água como a de lagos, rios e derretimento de geleiras (não achei que você leria isso).
Ultravioleta (UV.)
Lâmpada Ultravioleta, ajuda a enxergar o que está escondido.
Johann Wilhelm Ritter em 1801 em dispersa a luz com prima testa cada cor em cima de prata, com o vermelho nada acontece, porém com violeta o cloreto escurece e outras coisa aconteceu, acima do violeta também escureceu, embora não pudesse se ver nada, então concluiu que existe uma luz não visível essa que ficaria conhecida de Ultravioleta ou seja acima do violeta. Com um 380 nm a 1 e uma frequência de 10^15 Hz a 10^16 Hz é uma alguma ondas UV. são ionizante, causando risco a vida, mas graças à camada de ozônio esse risco é amenizado (se quiser entender sobre onda ionizante veja o post “Onda do Celular Faz Mal? (Micro-Ondas)”). existe 3 tipo de UV. que são:
UVA.: ultrapassa por completo a camada de ozônio, efeta epiderme e derme
seus efeitos são diversos como: envelhecimento da pele, pois afeta as fibras e colágeno, afeta à melanina causando manchas e o maior risco causar câncer de pele, sendo câncer não melanoma e melanoma (câncer melanoma os mais difíceis de tratar).
UVB.: boa parte da radiação é absorvida pela camada de ozônio, afetadas somente a epiderme e a longa exposição causa vermelhidão na pele e queimaduras.
UVC.: e dito mais perigo que a UVA, mas felizmente não ultrapassa a camada de ozônio, todavia com os furos causados por alguns gases como os CFCs (sendo hoje em dia proibido), o UVC. consegue passar
Nem sempre a ciência estuda aquilo que pode ser visto, pois se seguisse o lema “ver pra crer” não teria boa parte da física é por isso que cientistas estão sempre fazendo cálculos, teorizando e buscando a respostas que nem sempre são as mais visíveis. Se tudo precisasse ser observado pelos olhos para ser estudado não teríamos física quântica (não dá pra ver um átomo ou partícula).
Fonte
Infravermelho
Efeito Estufa
Ultravioleta
Playlist Recomendada de Ondulatória
0 comentários:
Postar um comentário