Translate

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Porque as aventuras de JoJo são tão Bizarras

Oi de novo, eu voltei, iei \o/
Vou dar a vocês uma pequena curiosidade, sobre o curioso ser que sou eu. JoJo No Kimyou Na Bouken, é o meu anime favorito, e é o primeiro mangá que eu li, não sei quantas músicas eu conheci e amei por causa de JoJo, ou quantas pessoas já tentei converter para esse culto obscuro que é ser um fã de JoJo. Sinceramente se me pedissem pra dar uma descrição de uma palavra pra esse mangá maravilhoso, eu provavelmente usaria as mesmas palavras que ele próprio usa: Bizarro. Mas acho que podemos explorar um pouco mais disso.

Acho que as palavras certas pra descrever a bizarrice de jojo seriam: Não-Ortodoxo. JoJo se nega a todo momento a ser só mais um Shonen, esse mangá sempre tentar usar seu próprio estilo de: Narrativa, caracterização, e roteiro. Vamos começar pelo melhor começo possível para começar uma explicação, o Começo.

E qual o começo de JoJo? A parte 1:  Phantom Blood. Vou tentar resumir essa parte para vocês. Jonathan Joestar estava vivendo uma vida tranquila. Até que um dia um homem chamado Dio Brando é adotado pela família Joestar. Enquanto na frente do senhor Joestar ele se faz de coitado, por trás dele, ele: Beija a namorada do JoJo (contra vontade dela), bate nele no próprio clube de boxe, põe os amigos dele contra ele e joga o cachorro dele em uma fornalha. Anos depois Jonathan descobre que Dio tentou matar o pai dele com um veneno, o que foi o motivo perfeito para dar um pé na bunda dele. Mas Dio descobre uma máscara de pedra que transforma pessoas em vampiros, tenta transformar Jonathan em um vampiro pra jogar ele no sol mas decide virar um vampiro ele mesmo e dominar o mundo, então jojo tem que aprender uma arte marcial ancestral que utiliza um poder similar ao da luz do sol para desintegrar seu irmão adotivo.
Nesse exato momento você deve estar se perguntando "... É o que meu jovem!?" E essa é a reação exata que causa se você não vê você mesmo o anime com bastante calma, porque a história não é nada simples ou Ortodoxa.

Mas se vocês já viram alguma coisa em relação ao anime vocês devem estar estranhando eu falando do Hamon, a tal técnica de luz do sol, e devem estar sentindo falta de o que é um dos grandes triunfos de JoJo: Sutando Pawah! Desculpe me empolguei. Na parte 3 de JoJo: Stardust Crusaders, o conceito de Stands é apresentado, e Stands são responsáveis por tornar as lutas de JoJo o que elas são. Na parte 3 os Stands eram bastante simples, como o Magician's Red, que controlava fogo, ou o Silver Chariot, que era rápido e… tinha uma rapieira. Mas nas partes posteriores temos poderes cada vez mais diferentes, vou dar um ótimo exemplo. Jailhouse Lock é um stand da parte 6, o poder dele é: ele pode se juntar com as paredes e as barras da prisão, se qualquer um toca as paredes que ele se juntou, a pessoa se torna vítima do poder dele, o que o faz perder capacidade de aprender mais de 3 coisas, se aprendem uma quarta coisa esquecem a primeira, dependendo de meios artificiais de lembrar das coisas e memórias de antes de serem afetados. Agora eu te pergunto, como a Jolyne que tem um poder de criar e se transformar em cordas, vai se livrar dessa situação, eu? Eu não faço a mínima idéia, porque eu não terminei essa luta, mas eu sei que vai ser de uma forma criativa, imprevisível e totalmente maluca, porque é sempre desse jeito. E isso não é o tipo de coisa que você veria em Naruto, ou Hunter×Hunter e muito menos Dragon Ball. Porque mais uma vez JoJo tenta ser diferente em tudo o que faz, e consegue com êxito. E eu não vou nem falar sobre clichés, é raríssimo JoJo cair e um um cliché grave, inclusive, JoJo criou muitos clichés, por exemplo: Yukako Yamagishi, da parte 4, a Yukako foi uma das progenitoras senão a progenitora de um gênero que vocês devem conhecer muito bem e serem muito familiarizados, a Yandere, a parte 4 lançou em 92, eu não sei vocês, mas eu nunca ouvi falar de uma Yandere em um mangá tão antigo, e se vocês ouviram, eu peço que por favor comentem porque eu tô interessado de verdade em explorar esse mistério sobre se Hirohiko criou as Yandere. Falando nisso, mistério, outra grande parte em JoJo, depois da parte 4, a identidade dos vilões, seus poderes de Stand, e até mesmo saber de onde o inimigo pode aparecer pra atacar, adicionam um grande efeito de mistério ao anime, quase soando como uma investigação, e os vilões não são nada burros, se alguém tem uma ferramenta para descobrir ou já descobriu sua identidade, a pessoa se torna um grande alvo para o vilão e é quase sempre caçado e morto na hora, a identidade nova do Kira, o nome do Chefe da passione, o usuário do Whitesnake, sempre há uma grande investigação, e a tensão que existe sobre descobrir como driblar o poder aparentemente invencível de certo vilão, é algo que adiciona de uma forma inacreditável à tensão da história. E tudo isso Unido cria JoJo No Kimyou Na Bouken, um anime criativo, heterodoxo, e verdadeiramente: Bizarro

Algo a adicionar, por favor comente, eu nunca recebo comentários nos meus posts, e isso me deixa meio tite.
E pelo amor de deus me ajudem a resolver o mistério sobre a origem das Yanderes.

0 comentários:

Postar um comentário